Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

SIPAT 2022: Faça do seu comportamento seguro um hábito

SIPAT 2022: Faça do seu comportamento seguro um hábito

Durante os cinco primeiros dias do mês de agosto, os colaboradores da VIABAHIA participaram de palestras educativas, treinamentos e avaliações de saúde e segurança do trabalho. Essas ações fizeram parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT 2022.

A VIABAHIA promove a SIPAT com o objetivo de instigar um olhar mais atento junto aos seus colaboradores para pontos voltados à saúde, segurança e prevenção no trabalho. Este ano, as ações aconteceram de 1 a 5 de agosto, em todas as unidades da concessionária.

 

O tema desse ano foi “Faça do seu Comportamento Seguro um Hábito” para conectar a cultura de cuidado com o resultado na direção daquilo que é essencial para uma vida segura e saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Palestras – Introduzir e manter a responsabilidade cotidiana, o senso de cuidado das lideranças com os colaboradores e como agir para evitar o acidente, foram alguns dos temas abordados na palestra sobre “Melhoria da Percepção de Risco em busca do Acidente Zero”.  Além disso, também foram abordados os temas de “Noções Básicas de Primeiros Socorros” e “Noções Básicas de Combate a Incêndio”, momento em que foram destacados assuntos de grande relevância, como por exemplo, a aplicação da manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por engasgos, impedindo a pessoa de respirar; e a utilização correta dos extintores de incêndio em caso de algum sinistro. A palestra sobre “Direção defensiva e Cuidados no trânsito” teve o objetivo de chamar atenção aos cuidados que todos os colaboradores precisam ter ao conduzir os veículos da empresa e os veículos particulares.

No penúltimo dia de atividades, os colaboradores que atuam na Praça de Pedágio 2 (P2) e no Centro de Controle Operacional (CCO) puderam tomar o reforço da vacina contra a Covid 19.

Para a engenheira do trabalho da VIABAHIA, Marise Maciel, promover palestras na semana de prevenção de acidentes sempre foi um grande prazer e depois de 2 anos consecutivos de SIPAT virtual por causa da pandemia, a edição de 2022 foi ainda mais especial. “Nos últimos anos tivemos o grande desafio de realizar esse evento de forma virtual. O calor humano nesse evento tão importante é de fundamental importância. Ver os colaboradores participando, aprendendo e contribuindo com suas experiências foi incrível! A SIPAT tem o poder de despertar pontos chaves sobre o autocuidado, e nos levar a refletir sobre pontos que as vezes deixamos passar despercebidos”, conta.

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais