Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

Nota de Esclarecimento: Viveiros e Feira X

Nota de Esclarecimento:  Viveiros e Feira X

Diante dos últimos acontecimentos presenciados na região de Feira de Santana, por onde passa a rodovia BR-116 Sul, além do Anel de Contorno, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. esclarece alguns pontos e obrigações da concessionária através do contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Primeiramente, a concessionária reafirma que sempre manteve o diálogo não somente com a comunidade de Viveiros e Feira X, como em todos os municípios por onde passam as rodovias sob sua responsabilidade. Diversas reuniões são realizadas com presenças dos representantes da população, autoridades municipais e de segurança pública.

Dentro de uma série de obrigações impostas à VIABAHIA, está a de duplicar a pista do Anel de Contorno Sul de Feira de Santana, numa extensão aproximada de sete quilômetros, entre o viaduto Portal do Sertão (entroncamento com a BR-324) e o viaduto de ligação com a BR-116. Além da construção desta segunda pista, bem como da melhoria das alças de acesso existentes e da complementação e/ou implantação de outras alças, até então inexistentes, o projeto aprovado pela ANTT previu a construção de mais um dispositivo de retorno intermediário que, atendendo a uma solicitação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, foi posicionado à altura do quilômetro dois e meio do Anel de Contorno, nas proximidades da Av. Senador Quintino. Portanto, como se trata de uma rodovia, a concepção de 3 dispositivos de retorno (2 extremos e um intermediário), para uma extensão de sete quilômetros está perfeitamente adequada às normas técnicas exigidas.

Com esta situação, a via de acesso ao bairro Viveiros ficou posicionada a menos de um quilômetro e meio do trevo de retorno e entroncamento com a BR-116 e a aproximadamente três quilômetros do retorno construído junto à Av. Senador Quintino. Esta situação está absolutamente compatível com aquilo que se espera de uma rodovia duplicada, o que tanto foi desejado e cobrado por todos – munícipes, políticos, imprensa e prefeitura local, ou seja, uma rodovia com muito mais segurança, sem semáforos e sem cruzamentos em nível.

A VIABAHIA explica ainda que uma rodovia de pista simples, especialmente como esta, que tem por característica o elevado volume de veículos pesados, acarreta uma série de problemas de segurança, como colisões frontais e colisões transversais, tipos de acidentes estes que invariavelmente implicam em vítimas fatais. É inegável que, sob o ponto de vista da segurança, é preferível que sejam aumentadas as distâncias e os tempos de percurso dos motoristas do que deixá-los cruzar uma ou duas pistas de uma rodovia, expondo-os aos citados riscos de acidentes. Além disto, e muito importante para o conhecimento da população e dos usuários, é que está também possibilitada a interligação entre bairros de Feira de Santana, mediante utilização das vias que passam por baixo do viaduto do Tomba, agora também duplicado. O problema neste sentido, e que não depende da responsabilidade da VIABAHIA, é que o sistema viário municipal não permite a interligação entre o bairro Viveiros e os demais bairros adjacentes, contíguos à pista norte do Anel de Contorno. A única via de acesso para o bairro Viveiros é esta que se interliga à rodovia. Não existe via municipal que interligue o bairro Viveiros com as regiões dos bairros do CIS 5 ou do Tomba, de forma a permitir a transposição dos veículos destes munícipes para o outro lado da cidade, utilizando-se de mais esta alternativa.

O sistema viário municipal não pode depender exclusivamente da rodovia para circulação de seus munícipes. A finalidade de uma rodovia é servir, primordialmente, as ligações de médio e longo percurso. Compete à Prefeitura Municipal estabelecer condições de conexão interbairros, dentro do próprio município, até mesmo pela diferença de hábitos e costumes de dirigibilidade entre motoristas de grandes percursos pela rodovia e aqueles que dela se utilizam apenas para cruzá-la ou para percorrer pequenas distâncias. Há também uma grande diferença entre o tipo de fiscalização exercida pelos órgãos municipais locais em relação àquela praticada pela Polícia Rodoviária Federal.

Outro aspecto importante a considerar relaciona-se ao volume de tráfego que demanda o citado cruzamento ora bloqueado. De acordo com as pesquisas (contagens de veículos) realizadas, o volume máximo que cruza a rodovia na hora mais carregada é de 280 veículos/hora (incluindo veículos de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas). Isto significa um volume máximo de 5 veículos/minuto. Fazendo uma hipótese (evidentemente não recomendada, pelas razões de segurança já expostas) de se permitir o cruzamento em nível, seria necessária a instalação de semáforo. Semáforo em rodovia duplicada (não recomendado, nem usual) exigiria ciclos altos, acima de dois a 3 minutos. Assim, haveria formação de filas de espera para cruzar a rodovia da ordem de 15 veículos por ciclo semafórico, implicando em tempos de espera mínimo de 3 minutos, entre ciclos.

Em contrapartida, utilizar-se do retorno proposto à altura da Av. Senador Quintino significa uma “perda” de tempo, para estes mesmos motoristas ou motociclistas, de aproximadamente 6 minutos (ida e volta). Ou seja, a VIABAHIA demonstra, através de dados que a “perda de tempo final” é da ordem de 3 minutos para cada veículo e que torna-se bastante insignificante se comparada à melhor condição de segurança propiciada com o impedimento do cruzamento em nível da rodovia.

Ainda sobre a situação atual, que obriga os veículos com origem no bairro Viveiros a se deslocarem até o viaduto do Portal do Sertão, para efetuar retorno, é absolutamente temporária (prazo estimado de 15 dias) até que sejam concluídas as obras de construção das alças de retorno sob o viaduto de transposição da Av. Senador Quintino.

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais