Serviço de atendimento ao usuário

BR 116

0800 6000 116

BR 324

0800 6000 324

Notícias

Dia da Árvore e Defesa da Fauna – setembro de 2018

Dia da Árvore e Defesa da Fauna – setembro de 2018

No dia 21 de setembro, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A., em parceria com a Comissão de Meio Ambiente do km 100 e a Escola Municipal Eraldo Tinôco do município de Brejões, realizaram ações em comemoração ao Dia da Árvore e Defesa da Fauna.

Inicialmente, as biólogas da Concessionária realizaram uma palestra sobre a inter-relação fauna e flora, bioma da região e efeitos causados pela ação antrópica no meio ambiente. Quatrocentos (400) alunos do 6º ao 9º ano puderam entender também conceitos básicos sobre a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012), Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 9.197/1967) e Resolução CEPRAM nº 1009/1994, que dispõe sobre a proibição de corte, armazenamento e comercialização de espécies nativas (angico, baraúna e aroeira), bem como sobre a Instrução Normativa nº 191/2008, que aborda sobre a proibição do corte do licuri, espécie de palmeira abundante no município. Ademais, foi discutida a importância socioeconômica da flora da região.

Após palestra, os alunos, o corpo docente e a Comissão de Meio Ambiente, foram levados através de ônibus oferecidos pelo município, para área de campo, onde puderam vivenciar os temas discutidos na palestra. A Concessionária orientou previamente sobre a importância do uso de sapato fechado, boné ou chapéu e protetor solar para as atividades em campo.

Os discentes receberam um roteiro de campo fornecido pela VIABAHIA, foram divididos em grupos e acompanhados pelos seus professores para dar continuidade às atividades. Dentre as ações desenvolvidas, os alunos gravaram vídeos de aproximadamente 30 segundos, com a temática “o meio ambiente que eu quero”. Também foram feitas imagens da área de estudo para o “concurso de fotografias”, com posterior exposição em um varal de fotos a ser montado na escola.

Em seguida, foi feita uma refeição ao ar livre, também oferecida pela Concessionária, a fim de que pudessem usufruir do contato com a natureza, objetivando a sensibilização dos participantes sobre a proteção das florestas e animais da região.

Ao final das atividades supracitadas, os alunos receberam 150 (cento e cinquenta) mudas de árvores nativas para recuperação da área do entorno do fragmento e a escola recebeu 05 (cinco) exemplares do Guia de Fauna da VIABAHIA. Os professores avaliaram a participação das equipes em campo e, posteriormente, será feita avaliação pelo corpo docente em sala de aula. Cumpre informar que estas ações visam atender ao Programa de Educação Ambiental da Licença de Operação nº 882/2009, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

Conheça os nossos serviços

Todos os serviços disponíveis para os usuários das nossas rodovias

Outras formas de pagamento

Taggy Veloe DBTrans Sem Parar Repom RoadCard ConectCar Wex Target Move Mais