Notícias

VIABAHIA promove conscientização e sustentabilidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Compartilhe
Tamanho da Fonte
 VIABAHIA promove conscientização e sustentabilidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

A VIABAHIA realizou diversas ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2024, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental. Entre os dias 3 e 5 de junho, a concessionária desenvolveu uma série de atividades voltadas à temática de conscientização ambiental e reforço sobre a importância do reaproveitamento dos resíduos, promovendo a sua valorização. Juntas, as atividades conseguiram impactar mais de 8 mil pessoas. 
  
No dia 3 de junho, a Praça Municipal em Simões Filho foi o palco da ação Ecolonas. Um stand com produtos produzidos a partir do reaproveitamento de banners antigos da VIABAHIA foi montado para incentivar e conscientizar a comunidade local. "Nossa intenção é mostrar as possibilidades de reaproveitamentos de diversos materiais e como o que seria descartado pode se transformar em algo com uma nova utilidade. Além disso, conseguimos incentivar o trabalho de cooperativas", destacou Leidiane Santana, Analista de Meio Ambiente da VABAHIA. Durante a ação, as necessaires produzidas a partir das lonas dos banners foram distribuídas à população.   
  
Já no dia 4 de junho, a concessionária levou atividades educativas às Escolas Santa Rita e João Pimenta, ambas em Conceição do Jacuípe, trecho da BR-324. Pela manhã, foram desenvolvidas atividades do programa de Educação Ambiental através do Teatro de Fantoches, um musical sobre reciclagem e uma oficina de produção de brinquedos com materiais recicláveis, com a participação dos voluntários da empresa. À tarde, das 13h às 16h, uma palestra educativa e a Gincana da Sustentabilidade foram realizadas na Escola João Pimenta, também contando com a colaboração dos voluntários. 
  
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a sede da VIABAHIA foi o local de uma palestra com o tema 'Estratégias Sustentáveis na Gestão de Resíduos Sólidos: o Impacto da Reciclagem na VIABAHIA e nas Cooperativas Parceiras.' Além disso, foram entregues 8 mil lixeiras automotivas aos usuários das praças de pedágio. "Nosso objetivo com estas ações não é apenas discutir a importância da reciclagem ou reaproveitamento, mas também promover ações práticas que contribuam para a preservação do meio ambiente. A entrega de lixeiras automotivas é um passo para incentivar atitudes mais conscientes durante os deslocamentos pela rodovia, por exemplo", concluiu Leidiane. 
 
As ações realizadas buscam atender ao Programa de Educação Ambiental e Programa de Comunicação Social da Licença de Operação nº 882/2009, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. 

 

 

 

Responsável pela administração de dois trechos de rodovias federais que cortam o estado da Bahia (BR-116 e BR-324)

Serviço de atendimento ao usuário

Siga-nos

2024. ViaBahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital